24 de mar de 2017

Sistema Nervoso


Resultado de imagem para sistema nervoso central 3d

Para compreendermos um pouco melhor o quanto nosso corpo possui reações involuntárias, usando apenas de sua capacidade máquina em funcionamento, abaixo deixei uma explicação básica do Sistema Nervoso Autônomo.
Vale ressaltar que a velocidade do pensamento é maior que a da luz, portanto podemos reagir a situações antes mesmo de nos darmos conta do que estamos fazendo. Como exemplo, utilizei a imagem desta matéria para demonstrar o quanto é rápida a comunicação elétrica de nossa máquina corpo. Quem nunca pulou e se debateu imediatamente após uma picada de agulha? Essa reação física ocorreu devido a comunicação elétrica com nosso cérebro que transmitiu um comando de defesa imediato a agressão. No segundo seguinte, quando finalmente tomamos consciência de que foi apenas um furinho notamos que tamanha reação nem seria necessária. Poderíamos ter suportado tal situação com um grau muito menor de reações, que é o que fazemos quando precisamos tomar uma picada de injeção.
Por isso se faz tão importante compreender o que é a máquina corpo para podermos obter uma tomada de consciência e controle de nossos atos e escolhas. Continuo insistindo que é primordial programar o cérebro para focar na respiração nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Esta é a melhor técnica para se atingir o controle, a razão e a lucidez para uma tomada de decisões. Sendo assim, habituem-se a meditar, exercitem a prática de respirar antes de uma decisão até que este procedimento se torne automático em você.

Abraços e Luz,
Solange Costa – Dirigente Espiritual



O Sistema nervoso tem três funções:

1-      A Sensitiva: é constituída pelos receptores (pele, vasos sanguíneos, paredes de órgãos internos). Eles fazem a parte sensitiva e vão captar alterações do meio externo e interno e vão transformar as informações captadas em sinais elétrico que serão enviados através do nervo aferente ao sistema nervoso central .

2-      A Integradora: é a função de processamento das informações enviadas pelo nervo aferente no sistema nervoso central que enviará repostas através do nervo eferente.



3-      A Motora: é a função que coloca a resposta do sistema nervoso central em prática.

Resultado de imagem para sistema nervoso periferico somatico e autonomo

Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático

É o sistema nervoso autônomo que não tem controle, ou seja, que nós não controlamos (funcionamento dos órgãos e glândulas). É a parte involuntária do nosso corpo, que parte de um neurônio (nervo) do sistema nervoso central  (espinha medular) até se comunicar com um gânglio (conjunto celular), dando continuidade através de fibras nervosas até gerar uma sinapses (comunicação) com um órgão (tecido que não controlamos) ou víscera. 

Resultado de imagem para sistema nervoso periferico somatico e autonomo

           É primordial saber que eles são antagônicos. O que um faz o outro faz justamente o contrário. No stress você terá o sistema simpático atuante e na situação de repouso o sistema parassimpático.
A origem do sistema parassimpático é localizada, no tronco cefálico e nas últimas vértebras da coluna (sacro), crâniossacral.
O neurônio do sistema parassimpático fica ou bem próximo à víscera e longe da medula espinhal ou dentro da mesma.
Restauração ou Manutenção / Sistema poupador
- Faz a síntese dos alimentos das gorduras, proteínas na digestão
- Batimento cardíaco normal ou diminuição da frequência cardíaca
- Diminuição da pressão arterial
- Contração da bexiga
- Relaxamento dos esfíncteres (gastrointestinal)
- Miose (diminuição da pupila)
- Bronco constrição
- Ereção
- Aumento das secreções (gástricas, salivais, intestinais)
A origem do sistema simpático é localizada no meio da coluna do tórax à lombar ou toracolombar.
O neurônio do sistema simpático fica localizado longe da víscera e bem próximo da medula espinhal e,  fará a ligação com a víscera através da fibra nervosa.
Luta ou Fuga / Gastador
- Aumento da frequência cardíaca
- Aumento da pressão arterial
- Relaxamento da bexiga
- Desvio do fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos
- Bronco dilatação
- Midríase (aumento da pupila)
- Inibi a salivação
- Aumento da glicemia
- Ejaculação

Resultado de imagem para sistema nervoso periferico somatico e autonomo


oobs:- O texto sobre o sistema nervoso foi uma coletânea rápida de estudos feitos há algum tempo, portanto caso conheçam a fonte favor nos informar para que possamos creditá-la. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário