1 de jul de 2014

Porrão / Quartilhão / Quartinha


       

            
  
O porrão também conhecido como quartilhão é uma grande vasilha feita de louça ou barro muito utilizada por muitos povos, desde a antiguidade para a armazenagem de alimentos e bebidas. Sua aparência é muito semelhante as ânforas.
 
Já nos cultos de Candomblé e nos ritos de Umbanda, o porrão é utilizado para guardar assentamentos diversos e armazenar os amancís (banhos feitos do sumo de ervas).
 
A quartinha é uma vasilha do mesmo formato que um porrão porém, tem a capacidade de armazenamento de apenas um quarto de líquidos.
 
Existem porrões e quartinhas com ou sem asas em sua fabricação. Muitos terreiros utilizam esta diferença para qualificá-los como macho (sem asas) e fêmea (com asas), onde de acordo com o Orixá que será assentado ou o amanci que será armazenado, serão escolhidos. Em nossa casa não utilizamos esta diferenciação compreendendo que o importante está em seu formato interno.
 
Dentro da geometria dos Orixás, tanto o porrão quanto a quartinha, são consagrados à Oxum, emanando simplesmente pelo seu formato, o amor fraterno.
 
* Curiosidade:- Devido ao formato do porrão que pessoas de baixa estatura e de grande porte físico são chamadas de parrudos.
 
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

2 comentários:

  1. obrigada Sol por mais este ensinamento.

    Beijos

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Pela data da postagem, da pra vê que ainda estou engatinhando na minha AMADA UMBANDA,e pesquisando aprendi mais um pouquinho no qual tinha minhas dúvidas,
    obrigado mãe Solange.
    att.Nelson.

    ResponderExcluir