26 de mar de 2014

Como estudar?


           Durante muito tempo a Umbanda foi praticada sem estudos, ficando por conta do bom senso de médiuns comprometidos que dentro do alcance evolutivo que possuíam e suas experiências, conseguiram trazer para o plano físico grande parte das orientações e fundamentos à serem seguidos. Porém, dentro desta situação, houve inúmeras práticas repletas de excessos e crendices, onde o mental desequilibrado de vários outros médiuns foi externado como sendo fundamentos vindos do plano astral e impostos como forma de manipulações dos seguidores satisfazendo egos e vaidades. Nesta fase, podemos notar também, uma grande mistura distorcida dos Cultos de Nações com a Umbanda, onde nem um e nem o outro foram respeitados com a devida seriedade necessária, gerando grandes confusões que reforçaram ainda mais as práticas de manipulações e crendices como forma de controle dos seguidores incautos.
            Porém, a evolução é lei universal e está dentro do plano cósmico que se aplica em nosso planeta e, é por através desta lei, que a espiritualidade veio exigindo cada vez mais e mais de médiuns comprometidos e verdadeiros para que as informações do plano astral cheguem até o plano físico impulsionando a evolução espiritual e mental dos seres aqui viventes.
            Hoje já existe vasto material para estudo abrangendo várias vertentes de acordo com as experiências, grau evolutivo e orientação astral de cada autor. Sendo assim, podemos compreender que nem todas as informações impressas caberão na prática realizada por todos nós umbandistas e é esta a razão pela qual não se consegue unificar as práticas realizada dentro da Umbanda, onde cada casa pratica seus fundamentos de acordo com as experiências de seu dirigente, seu grau evolutivo e orientação do Mentor espiritual responsável pela mesma. Mas, é nítido e notório que há alguns pontos que fundamentam a base da prática realizada na Umbanda, e esta base é seguida por todos àqueles que à pratica com verdade e amor.
            Diante do exposto acima, posso dizer sem medo de errar, que o mesmo acontece com os médiuns seguidores da Umbanda. Cada um trás suas experiências, grau evolutivo e mentor espiritual e, mesmo sendo integrante de uma corrente mediúnica que engloba uma concentração de pessoas, terá sua vivência individual dentro do seu sacerdócio.
            O que eu quero dizer com isto é que mesmo o médium tendo escolhido uma casa para trabalhar mediunicamente onde preceitos e ensinamentos serão passados de forma unificada para todos, ele vivenciará de maneira íntima e particular as práticas realizadas e alcançará a compreensão de acordo com sua evolução e formação astral. Cada ser tem sua história, suas experiências vividas em vidas passadas, seus desejos e anseios, seu grau evolutivo, suas ligações com entidades do plano astral e sua faixa vibracional; será através desta condição que ele compreenderá, aprenderá e vivenciará sua jornada mediúnica.
            É por estas e outras razões, que quando sou questionada pelos filhos do TUCAL quais livros devem ser lidos e que material deve ser estudado, a minha resposta é:
             - Todos os que desejar e conseguir.
            Eis que, por experiência própria, compreendi que várias leituras simplesmente não são assimiladas por uns, enquanto que para outros são admiradas. Isto dependerá exatamente do grau evolutivo e de compreensão que cada um está. Tanto é, que com o passar do tempo, o mesmo livro que hoje não foi compreendido no amanhã será lido sem problemas de compreensão.
            Dentro do nosso Templo temos uma base de orientação fundamentada que é passada para todos com dedicação, e a orientação que passamos em relação à estudos complementares é:
            1 - Estude muito, o máximo que puder. O estudo é fonte segura para expandir o mental, facilitando a ligação do médium com o plano astral.
            2 - Leia tudo que desejar, sem esquecer que ninguém é detentor da verdade e que todos possuem parte dela. Sendo assim, utilize da seguinte técnica de estudo:
            a) - Todo conteúdo que você souber que não lhe convém ou que já aprendeu que não é bom, IGNORE.
            b) - Todo conteúdo que estiver de acordo com o que você aprende, receba como CONFIRMAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES RECEBIDAS.
            c) - Todo conteúdo que chocar com as orientações recebidas, PEÇA EXPLICAÇÕES PARA AVALIAR QUAL VERTENTE ESCOLHER.
            d) - Todo conteúdo que for desconhecido, GUARDE PARA FUTUROS ESCLARECIMENTOS E COMPREENSÃO.
            e) - Avalie o grau de dramatização contido, principalmente em romances espiritualistas e espíritas, buscando compreender a MENSAGEM ASTRAL.
            f) - UTILIZE TODO CONHECIMENTO QUE JÁ POSSUI PARA PENEIRAR O CONTEÚDO DO QUE LÊ E RETER APENAS AQUILO QUE VENHA  LHE ACRESCENTAR DE FORMA SALUTAR.
            3 - Toda obra tem algo a nos ensinar basta se despir de preconceitos e manter a razão para avaliar seu conteúdo, lembrando que em alguns casos, a única lição retirada é exatamente o que se deve evitar.
            4 - Lembre-se que a evolução depende justamente do conhecimento. Como todos àqueles que buscam com coração aberto e verdade a Umbanda vão à procura de seu aprimoramento e evolução, o estudo é alimento indispensável para o espírito.
            5 - Faça perguntas e tire todas as suas dúvidas, isto é um direito que lhe cabe, partindo do princípio que você se tornou integrante de uma corrente de Umbanda para buscar aprendizado e aprimoramento pessoal.
            6 - Rejeite censuras e limitações por parte de dirigentes. Compreenda que isto é uma forma de MANIPULAR O SEU MENTAL. Tenha consciência que lhe deve respeito porém, o dirigente não é o seu dono e não pode lhe cercear o livre arbítrio.
            No Templo TUCAL, compreendemos que a era de manipulações e conduções cega terminou. Cada dia mais os médiuns chegam sedentos do saber e nos esforçamos para alimentá-los em suas buscas, fazendo-os compreender que é de suma importância raciocinar e tirar suas próprias conclusões não se deixando manipular por uma segunda opinião e que esta é a única forma segura de evoluir.
            Sendo assim, desejamos à todos nossos filhos, amigos e seguidores um bom ESTUDO.
 
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário