15 de out de 2013

Falando um pouquinho sobre Exu Mirim







Dizer que exú mirim é a criança "malcriada", transgressora, rebelde, indisciplinadas, etc.; é o mesmo que dizer que Exú é bandido, diabo, marginal e que Pomba Gira é prostituta e marginal. Todos estes atributos negativos são peches impostas por pessoas (médiuns) desequilibrados, mal informados e ignorantes, que muitas vezes, sem o menor preparo se auto denominam Pais e Mães no sagrado ou médiuns firmes em suas missões, onde o animismo e o negativismo estão atuantes a pleno vapor.
 
Exú Mirim, é uma qualidade de Exú, com atuação específica diante da Lei Divina, assim como qualquer outra entidade atuante na Umbanda. E, por ser ele um exú, tem em sua atuação exteriorizar o que vai no íntimo de seu médium, revelando seus desequilíbrios e maus instintos preservados e mascarados pela conduta adotada socialmente. Sendo assim, podemos compreender que todo e qualquer comportamento desequilibrado, desregrado, transgressor e negativo durante a manifestação destes, nada mais é do que a mostra dos desequilíbrios de seu médium.
 
Exú Mirim é especializado em "achar e esconder". O que isto quer dizer? Estas entidades se especializam em encontrar pontos negativados como por exemplo: Trabalhos de magia negra, estejam enterrados ou não; trabalhos de feitiçaria em geral; postos e esconderijos de hordas de espíritos malévolos, etc. Também são especializados em se esconder, justamente para atuarem como verdadeiros espiões, colhendo informações preciosas da estrutura de hordas e agrupamentos de espíritos inferiores, onde posteriormente sofrerá a atuação da Lei Divina de execução, ou seja, eles trazem informações sobre as estruturas destes locais e comandantes, para que posteriormente as falanges orientadas e direcionadas por Ogum, possam atuar desbaratando tais formações.
 
Justamente por trazer em si tais especializações é que esta qualidade de Exú, raramente atua como um exú de trabalho, dando consultas manifestados em seus médiuns. Ao contrário disto, suas manifestações no plano físico são raras e quando ocorrem, são extremamente esporádicas. Um médium pode facilmente passar uma vida trabalhando mediunicamente sem que tais entidades se manifestem através dele, o que não quer dizer que ele não exista em sua coroa.
 
A única ressalva que temos em relação ao trabalho manifestado com exú mirim é o preparo que o médium deve ter para filtrar as informações que chegarão em seu mental pois, assim como os erês e, principalmente devido suas especializações, segredos, desejos escondidos, atos resguardados, etc; serão trazidos à tona e caberá ao médium, usar de bom senso, para avaliar se tal informação deverá ou não ser revelada. Por esta razão que a extrema "sinceridade" de exú mirim é tão temida. Na verdade, o temor deve estar no mal preparo do médium que não consegue dosar com bom senso o que deve ou não ser revelado, mesmo que tais informações cheguem em seu mental.


Um detalhe muito interessante, que médiuns videntes constatam, é que Exú Mirim não se apresenta com um corpo astral como o das outras entidades. Tanto na composição fluídica como na aparência ele se diferencia e esta é uma questão que faz com que em muitos terreiros eles sejam compreendidos como elementais, o que não é real.
 
Sendo assim, podemos compreender que:
 
- Exu Mirim, assim como os erês não são crianças, são espíritos que assumem este estereótipo para facilitar sua atuação, tanto no astral como no plano físico.
 
- Assim como Exús e Pomba Giras, Exu Mirim recebeu uma fama que não condiz com a verdadeira atuação e manifestação exercida por eles, devido ignorâncias, incompreensões e má índole de médiuns despreparados.
 
- Sua atuação é muito mais proveitosa no plano astral e por esta razão raramente se manifesta no plano físico. Lembrando que há muito trabalho a ser feito e satisfazer o ego de médiuns não está entre eles (muitos médiuns possuem a necessidade de mostrar que "possui" todas entidades, que atuam em qualquer linha, como se isto fosse garantia de qualidade mediúnica).
 
- Por ser uma qualidade de exu, não se faz necessário uma evocação direcionada à ele. O que isto quer dizer? Quer dizer que, por ser ele um exú, ao cantar para exú fazendo suas evocações, ele poderá naturalmente se manifestar, caso precise, sem que seja necessário cantar pontos especificamente para exu mirim.


- Apesar da constituição fluídica de seus corpos astrais serem diferentes, eles não são elementais.

 
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá  
 
 
Abaixo, estou postando um texto muito bom que achei valer a pena compartilhar.
 
Características de atuação dos Exus Mirins
Os Exus Mirins são conhecidos por suas habilidades magísticas de “desatar nós”, desembaraçando situações entravadas.
Atuam principalmente a partir das intenções negativas dos seres, nem sempre reveladas; reduzem a “nada” as intenções maldosas, aplicando o Mistério Divino de que são portadores.
Exu Mirim tem domínio sobre “o Nada”, isto é, sobre o estado anterior à manifestação das nossas idéias e intenções. Cumpre esta função na Criação para preservar a vida, a paz e a harmonia entre os seres, para o equilíbrio do Todo.
Quando alguém vem alimentando, em seu íntimo, planos e intenções maldosas contra outrem, mas ainda não tomou atitude alguma que possa revelar o que está arquitetando, essa maldade “intencionada” é captada pelo Orixá Exu Mirim, e as Entidades Exus Mirins são acionadas para cortar mal na origem.
Enquanto a pessoa não põe em prática seus pensamentos de vingança, de ódio, de traição ou de qualquer outra intenção maldosa e injusta, nada se pode perceber. Mas Exu Mirim atua sobre este “nada”, justamente para que não se realize a maldade, paralisando o ser mal intencionado.
Diz-se que Exu Mirim capta as intenções negativas e faz regredir os seres negativados e maldosos, mas isto precisa ser mais bem compreendido. A expressão “faz regredir” não pode ser tomada ao pé da letra. Não é que Exu Mirim faça regredir aquele ser negativo; o que ele faz é identificar quem é, de fato, aquele ser e colocá-lo no seu lugar de merecimento na Criação. Pois uma criatura maldosa, invejosa e traiçoeira nem sempre aparenta ser assim. Parece “boazinha”, mas não é. Está entre pessoas de bom coração e desfrutando da sua confiança, mas não é como elas e não merece tal consideração. Então, esta pessoa de má índole receberá, mais dia menos dia, a atuação de Exu Mirim e será colocada onde merece estar. Neste caso, a atuação de Exu Mirim é a de um Executor da Lei Divina; Lei que sempre nos ampara, mesmo que não o saibamos. Ao mesmo tempo, Exu Mirim estará protegendo a vítima daquelas intenções negativas, sempre que ela faça por merecer o amparo da Lei, e ainda que não suspeitasse do que estava sendo tramado contra ela.
Por outro aspecto, Exu Mirim também atua amparando os seres equilibrados e merecedores do amparo da Lei, desembaraçando entraves e dificuldades dos seus caminhos, para que os seus projetos bons, saudáveis e justos se concretizem.
Em tudo e por tudo, como se vê, na atuação de Exu Mirim está Presente a Mão do Criador, a nos direcionar e amparar; e, se necessário, a nos corrigir, para evitar nossa persistência no erro e consequências mais danosas à nossa evolução.
A irreverência ou má educação comportamental não é típica dos Exus Mirins na Dimensão onde vivem. São naturalmente irrequietos e curiosos, sim; mas nunca intrometidos ou desrespeitadores.
O que acontece é que os Exus Mirins são nossos refletores naturais. Eles refletem o inconsciente de seus médiuns, tal como acontece com Exu e Pomba Gira.
Se o médium não está centrado, ou se tiver crenças negativas a respeito dessas Entidades (acreditar que fazem o mal, que usam de vocabulário grosseiro, que são indisciplinadas etc.), tudo isso virá à tona no momento da incorporação, pois Exu Mirim também põe para fora o que está oculto no íntimo dos médiuns.
 
Os Exus Mirins não aprovam ser invocados para demandas e magias negativas contra pessoas. Quando um médium os ativa para prejudicar seus desafetos, seu Exu Mirim se enfraquece automaticamente; e pode ocorrer que um quiumba tome o seu lugar junto ao médium, gerando-lhe toda a sorte de problemas, até que esse médium se conscientize e se corrija.
 
Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes, preferindo receber oferendas periódicas na natureza, tal como as Crianças da Direita.
Gostam de manipular as bebidas mais agradáveis ao paladar dos seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não.
 
Apreciam frutas ácidas e doces “duros”, tais como: rapadura, pé de moleque, quebra-queixo, cocadas secas e balas “ardidas” (de menta ou hortelã).
 
Os Mirins são grandes trabalhadores do astral. Possuem grande conhecimento de magia e manipulam com maestria os elementais. São freqüentemente enviados pelos Exus, aos submundos do astral como espiões. Sua sagacidade, rapidez e coragem fazem com que possam se infiltrar nas zonas inferiores sem serem percebidos. Quando enviados em missão desagregam e neutralizam trabalhos de baixa magia com a mesma facilidade que plasmam campos de força para a proteção de terreiros ou outros lugares sob a proteção dos Exus. Como quase não trabalham atuando em um médium, quando chegam nos terreiros demonstram certos hábitos adquiridos no astral, como esconder ou camuflar o rosto. Costume adquirido por frequentemente estarem infiltrados entre os espíritos da baixa espiritualidade. Por raramente estarem interagindo com médiuns, quando estão entre os encarnados se mostram ariscos e desconfiados. No entanto, quando respeitados e bem acolhidos demonstram fidelidade e até mesmo uma afabilidade.
 
Os Exus Mirins obedecem a mesma hierarquia que os outros Exus. Não podemos esquecer que apesar de espíritos infantilizados, não deixam de ser EXUS. Trazem no ponto riscado: Os símbolos mágicos condizentes com a linha que trabalham. Os sinais cabalísticos identificam a falange a qual pertencem, o guardião a quem obedecem e o Orixá a quem estão ligados por afinidade. Recebem o "Nome de Guerra" de acordo com sua falange ou com o elemento natural que representam. Assim temos Exus Mirins do fogo, da terra, da água e do ar, se apresentando com os nomes de Labareda, Foguinho, Faísca, Fagulha, Brasinha, Caveirinha, Calunguinha, Pó de Terra, Toco de osso, Toquinho, Tiquinho, Ondinha, Malandrinho, Maria Caveirinha, Mariazinha da Calunga, Corisco, Barrinha, Fumaça, Trovoada e tantos outros nomes que se apresentam nos terreiro.
 
As crianças da esquerda existem. Isso é um fato incontestável. São elas os incompreendidos e desprezados Exus Mirins.
 
Nomes simbólicos: Os Exus Mirins se apresentam com nomes relacionados aos de Exus, só que no diminutivo. Exemplos: Exu Brasa/Exu Mirim Brasinha; Exu Porteira/ Mirim Porteirinha; Exu do Toco/Mirim Toquinho; Exu Calunga/Mirim Calunguinha; Exu Caveira/ Mirim Caveirinha; Exu Morcego/Mirim Morceguinho; Exu Sete Garfos/Mirim Sete Garfinhos; Exu Sete Chifres/Mirim Sete Chifrinhos; Exu Pimenta/Mirim Pimentinha; Exu Sete Coroas/Mirim Sete Coroinhas; Exu Cova/Mirim Covinha; Exu Veludo/Mirim Veludinho; Exu do Lodo/Mirim Lodinho; Exu da Praia/Mirim Prainha; Exu do Fogo/Exu Mirim Faísca ou Exu Mirim Foguinho; etc.
FONTES DOUTRINÁRIAS: 1-O site do Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda; 2-Os livros: “Arquétipos da Umbanda”, 2007, páginas 135/138, e “Orixá Exu Mirim”, 2008, páginas 17/34, ambos de Rubens Saraceni, pela Editora Madras.

39 comentários:

  1. lindo comentario e verdadeiro,axé,salve exu mirim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nani,

      Não, assim como qualquer criatura existe ambas polaridades e, como os mirins masculinos as pombas giras mirins adotam os mesmos mistérios: Padilhinha, Rosa Caveirinha, Maria Mulambinho, etc.

      Abraços e Luz,
      Mãe Solange de Iemanjá

      Excluir
  2. Salve Faísca meu amigo! Todo respeito e admiração! Axe

    ResponderExcluir
  3. Salve Faísca! Meu amigo e protetor! Todo o respeito por você Guia de Luz!!

    ResponderExcluir
  4. Ótima explicação!

    ResponderExcluir
  5. Salve faísca meu Mirim meu amigo e quem protege minha vida e meus filhos

    ResponderExcluir
  6. Adorei... Gratidão pelo ensinamento.

    ResponderExcluir
  7. Excelente os textos.
    Gostaria de saber duas coisas: - (1) Os Exus Mirins só se manifestam em sessão de Povo de Rua? Ou em sessão de Erês tb? (2) Só existe Exu Mirim (digo homem) ou existe Pombo-Gira Mirim também? Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    As manifestações dependerão muito da orientação da chefia astral de cada casa, portanto não tenho como afirmar se eles se manifestam nesta ou noutra linha de trabalho. Assim como qualquer outra linha de atuação da Umbanda, os exús mirins também possuem os mirins femininos. Exemplos: Daminha da noite, Mariazinha da praia, Sete navalhinha, Aninha do cruzeiro... etc

    Abraços e Luz,
    Mãe Solange de Iemanjá

    ResponderExcluir
  9. Olá, Solange!
    Adorei sua explicação, foi muito bom, já havia compreendido melhor com uma explicação que a Priscila nos deu, mas com a matéria que postou, fechou com chave de ouro. Saiba que te admiro e respeito muito. Muito Axé.

    ResponderExcluir
  10. Belas e muito instrutivas a suas palavras, trabalho com Exu Caveirinha a mais de 15 anos e aprendi muito com ele, com sua firmeza e seriedade. Um grande amigo que tenho!
    Prabens !

    ResponderExcluir
  11. Eu trabalho com exu tata caveira. Pq de uns tempo pra ca eu comecei a receber exu mirim calunguinha? Me explica fazendo favor

    ResponderExcluir
  12. Olá...

    Não posso afirmar o porque o que posso é te dar uma possibilidade, ok.
    Você disse trabalhar com Sr. Tatá Caveira e o Mirim Calunguinha pertence à essa linha de trabalho, sendo assim, a interligação das falanges estão corretas.
    O fato do mirim estar vindo pode ser para firmar essa faixa vibracional junto ao seu mediunismo e depois disto concretizado o Sr. Tatá Caveira voltará à trabalhar normalmente.
    Esta pode ser uma possibilidade mas, pode ter outra razão que só saberia se estivesse acompanhando seu desenvolvimento. Experimente conversar com seu dirigente ou com a entidade chefe de sua casa, muito provavelmente eles poderão te esclarecer melhor ou então até mesmo ao Calunguinha, peça para um cambone perguntar pra ele quando estiver incorporado a razão dessa troca.

    Abraços e Luz,
    Mãe Solange de Iemanjá

    ResponderExcluir
  13. O exu calunguinha os trabalhos dele entrega na praia tbm

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não tenho como afirmar, isso dependerá da entidade propriamente dita. Porém, as entregas podem ser à beira mar, no cruzeiro do cemitério ou então numa mata, tudo dependerá da faixa vibracional que a entidade atua.

    Abraços e Luz,
    Mães Solange de Iemanjá

    ResponderExcluir
  15. Boa noite mãe Solange.
    Recebi o meu Exu Mirim pela primeira vez à 3 dias Mas ele não informou o nome e nem a falange.
    Veio muito sério bem forte e bateu palmas bem forte.
    Depois que desencorporou me senti bem leve.
    É normal ele não dar o nome?
    Fiquei feliz pois já frequento a 2anos e nunca havia recebido.
    O por que disso?
    Obrigada e boa noite.

    ResponderExcluir
  16. Salve Joaozinho da kalunga, Laroye Mojibá.

    ResponderExcluir
  17. motumba, meu mirim se apresenta cmo calunguinha mas ella diz ser menina ,achei estranho pq so ouco falar de clunguinha no masculino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Compreenda que Calunguinha é um mistério, é o nome adotado por uma falange de trabalhadores que podem ser de ambos os sexos portanto, não há nada de errado nisto.

      Abraços e Luz,
      Mãe Solange de Iemanjá

      Excluir
  18. Respostas
    1. Olá,

      Em primeiro lugar eu te aconselho a estudar a espiritualidade, buscar uma casa séria que possa te orientar, avaliar sua mediunidade para só então pensar em desenvolvimento.

      Abraços e Luz,
      Mãe Solange de Iemanjá

      Excluir
  19. Salve! EXÚ mirim sete coroinhas. Salve!

    ResponderExcluir
  20. Existe exu mirim malunguinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim, é uma entidade ligada aos antigos ritos do Catimbó. Hoje podemos encontrar algumas destas entidades atuantes na Umbanda e em ritos Afros.

      Abraços e Luz,
      Mãe Solange de Iemanjá

      Excluir
  21. Boa noite excelente texto.
    Trabalho com um Exu mirim sete catatumbinha,mais eu nao entendo,por que ele vem sem brincar,e quase nao fala e nem sorri.
    Tem uma vibração ótima,a incorporação a rápida e tranquila,mais ele é sério.Alguém poderia me ajudar.
    Obrigada.Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Meu filho(a), não há no que te ajudar, porque trata-se de um traço da personalidade de sua entidade. O importante não é o grau da simpatia e sim o grau evolutivo das mensagens e trabalhos que ele realiza. Que Pai Oxalá abençoe cada dia mais o trabalho realizado por vocês dois e entre vocês.

      Abraços e Luz,
      Mãe Solange de Iemanjá

      Excluir
  22. Adorei o ensinamento, eu fui na cozinha de madrugada e estava escuro, vi só a parte de baixo dele, fiquei com muito medo pois tinha uma visão errada dessa entidade. Agora me sinto mais tranquila, pois sei que ele veio para me ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Qual seria o nome simbólico do Mirim relacionado a Tranca Rua das Almas?

    ResponderExcluir
  24. Ola eu tenho exu 7 catacumbas então meu exu mirim deveria ser 7 catacumbinhas
    Neh ... porque na casa onde estou indo o que vem é o calunguinha..pq será
    Ah ele pediu uma guia roxa e preta
    Com 7 cruz exu mirim pede guias ?
    Ele adora pé de moleque c pinga rrs..
    Então eu posso ter 2 exu mirim?

    ResponderExcluir
  25. obrigada por esclarecer com tanta sabedoria e de forma tão simples...

    ResponderExcluir
  26. O Exu Treme Terra carrega o Exu Mirim obrigada

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito dos comentários,tive uma revelação em que acompanhava mediunicamente um exu mirim,e ainda que não seja praticante desci na dimensão onde um camarada que trabalha comigo e que é praticante se encontrava com uma capa preta,em meio á uma festa e me entregou um livro no qual estavam diversos registros de coisas sem relevada importância ,como desenhos infantis e gozações escritas,que se queimavam junto com as folhas ao serem viradas as páginas.Este livro de registros me foi entregue e agora entendo que simbolizava as gozações que este amigo me fazia ainda que inocentemente mas que alimentavam energias de escarnecedores no nosso trabalho,eu já havia pedido que ele parasse com aquilo mas não tinha uma solução.As forças de luz e justiça que me permitiram experimentar essa realidade ainda me mostraram que eu estive em um lugar onde se encontravam diversos pontos feitos de ferro e que estavam em brasa ,no meio de um grande terreiro(de terra mesmo) como em uma clareira em meio á enormes barrancos,e todos juntos,num só círculo representando a união dessa dimensão e falanges,ao final joguei o que restava do tal livro em um daqueles círculos(ponto)e retornei para a dimensão terceira levantando logo em seguida ás 02:00hs da manhã,dessa madrugada de domingo,dia 28/05/2017.(horário em que esse amigo coincidentemente estava em uma festa,detalhe,eu não sabia de nada disso).Portanto deixo aqui meus agradecimentos á sublime hierarquia da Luz e a essa entidade que tanto nos ajudou.Verdadeiramente reconheço todas as qualidades expostas sobre essa entidade,muito obrigado mesmo,salve exu mirim,laroiê exu mirim.

    ResponderExcluir
  28. Me disseram que meu exu mirim é um menino e uma menina, isso é possivel ?

    ResponderExcluir
  29. Trabalho com exu calunga e ele gosta muito de trabalhar com o exu calunguinha sabe me dizer pq

    ResponderExcluir