20 de set de 2013

Ibejí - Cosme Damião









           Sincretizado a São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como o Orixá de amor e alegria. Os espíritos trabalhadores sob a influência de Ibejí apresentam-se normalmente sob o estereótipo de crianças, o que não quer dizer que realmente os são. Assumem este estereótipo para que através da simplicidade e descontração alcancem os corações mais enrijecidos.
            Seus domínios são os parques, jardins ou grandes gramados. Sua cor é o rosa e em alguns casos também é usado o azul claro leitoso ou ainda é usado em conjunto o rosa, azul e branco, os espíritos que trabalham sob a irradiação de Ibejí emanam inocência e de grande força espiritual.
            Os manifestadores de Ibejí complementam a trindade da Umbanda com a representação do início da vida física, irradiam pureza e uma forma mais leve de enxergar a vida. Um dos maiores ensinamentos que eles fazem questão de transmitir é a gratidão e o poder de apreciar tudo o que há de bom em nossas vidas desde as mais singelas até as conquistas marcantes. Nos ensinam a manter a positividade perante a vida.
            Nas obrigações a Ibejí, são utilizadas velas cor de rosa, pétalas de rosas de tonalidade rosa ou branca e águas da cachoeira.
            A bebida é a água pura, água com mel e nos terreiros, mais recentemente tem sido utilizada as águas de bolinhas (refrigerantes) que são oferecidos aos médiuns incorporados, assim como doces. Estes elementos tem um efeito de muleta psíquica ao ser distribuído aos frequentadores das giras, que mudam a frequência vibracional, positivando-a ao acreditar que aquele doce de alguma forma trará benefício em suas vidas.
            A Eles podemos pedir proteção e firmeza para nossas vidas e filhos. Podemos ainda pedir proteção contra demandas e malefícios de toda espécie, e principalmente devemos pedir a Eles proteção para crianças enfermas. As crianças sempre nos ajudarão em tudo o que for permitido. Peça que o abençoe sempre que precisar, mas lembre-se de fazer seu pedido com o coração isento de mágoas, ódios, ou pensamentos negativos. Por serem espíritos superiores, eles não se aproximam de pessoas envoltas em tais vibrações ou interesseiras.
            Eles se incubem das tarefas de proteger as crianças enquanto cultivam a inocência.
            Eles também são infalíveis para encontrar coisas como: objetos perdidos, pontos afirmados e trabalhos como os de magia negra, etc.
 
            Curiosidades:
          
            Os manifestadores de Ibejí são comumente chamados pela alcunha de erê, palavra em Yorubá que na realidade significa brincadeira e não criança como muitos acreditam.
            Sua regência é sobre o chacra cardíaco.
            Oni Beijada! (yorubá) ou ainda, Beji, Beijada!
            Ele é dois!
            Cor                                   rosa / azul claro com branco
            Domínios                         parques, gramados e jardins
            Atuação                           contra doenças e feitiços
            Saudação                         Beji Beijada ou salve
 
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário