13 de set de 2013

Chacra Esplênico





ESPLÊNICO- Sentido da Evolução- Regência: Orixá Universal OBALUAYÊ.
 Pai Obaluayê é o Trono Masculino da Evolução. Irradia as Vibrações Divinas que realizam a Evolução dos seres, além de dar amparo e sustentação aos que vivem de forma equilibrada este Sentido da Vida.
 Seu Fator Transmutador nos faz passar de um estado para outro, dar um passo à frente, subir um degrau, para prosseguirmos em nossa jornada pela evolução.
 Transmutar é modificar para melhor, é também curar uma situação ou uma condição, seja de ordem espiritual, emocional ou física. Por isso, Pai Obaluayê é o Senhor das Passagens, o Curador Divino, sendo simbolizado pelo Cruzeiro com degraus.
 Sobre o chacra Esplênico
 Localização: Acima do baço (lado esquerdo do corpo), na região do gástrico ou do plexo solar. Posição horizontal, abre-se para frente e para a parte posterior do corpo, como um funil alongado.
 Importância deste chacra: Regula a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais e é transmutador. Permite-nos desenvolver nossa personalidade e reforçar nossa auto-estima. Considerado o "ponto de origem" do verdadeiro “Eu”, reflete valores como tenacidade e perseverança pessoal. A energia solar é absorvida por este chacra e nos revitaliza nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. Por isso, ele é também chamado de chacra do plexo solar. Funciona ainda como purificador dos desejos do chacra Umbilical e do chacra Básico. Permite ao ser humano o fluir natural da energia criativa que emana tanto dos chacras inferiores como dos superiores.
 Bom funcionamento deste chacra- Leva-nos a desenvolver e atingir objetivos de vida sólidos. Está associado à autoconfiança, auto-expressão, afirmação pessoal, adaptação às mudanças da vida, ambição pessoal e à necessidade de atuar positivamente na sociedade, porque isso tudo são exemplos do “dar um passo à frente”.
Quando o chacra Esplênico se abre de forma conjugada com os chacras da Coroa e do Frontal, a pessoa sente a Energia Vital atuando em tudo, sente o Divino em si mesma e nos outros. Então, os seus sonhos e objetivos existenciais tendem a concretizar-se e a sua vida passa a ter mais alegria, êxito, paz, saúde e felicidade.
 Mau funcionamento deste chacra Provoca perda de apetite, rancor, raiva, ódio e medo. A pessoa perde o amor próprio, não acredita em mais nada. Em casos mais acentuados, gera uma visão negativa da vida, tendências para a pretensão, o egoísmo, a vontade de controlar a vida alheia, o desejo exagerado da conquista de bens materiais, de poder e domínio, a pessoa não saberá viver com simplicidade. Suas expectativas em relação à vida e aos outros serão exageradas e não poderão ser atendidas; gerando sentimentos de rejeição, frustração, perda da alegria de viver e da paz interior, um desequilíbrio emocional constante e gerador de ira, impulsividade e agressividade. A pessoa verá obstáculos em tudo à sua volta, e sem coragem e tenacidade para resolvê-los ou contorná-los. Para ocultar essas emoções e sentimentos, poderá querer mostrar-se ativa e ocupada, mas terá dificuldade em descansar e relaxar do estresse diário que a consome por dentro. Uma verdadeira “indigestão” emocional...
 Glândula relacionada: Baço
 Cor de vibração do Esplênico: Amarelo.
 Partes do corpo governadas pelo Esplênico: Abdômen, estômago, fígado, parte inferior das costas, sistema digestivo, sistema nervoso central, bílis e bexiga.
 
 
 FONTES CONSULTADAS:
 ●Cursos de Teologia e de Sacerdócio de Umbanda ministrados por ALEXANDRE CUMINO (Modo Presencial, em Santos/SP, 2004-2005, e no Colégio Pena Branca/SP, 2006; Modo Virtual- ICA -Plataforma EAD, turma 11, 2011);
 ●”Elixir de Cristais”, “Os Cristais e os Orixás”, ANGÉLICA LISANTY, Madras Editora, Edições 2006 e 2008, respectivamente;
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário