14 de mai de 2013

Oxalá - Jesus Cristo


 

 

            Primeiro Orixá que compõe a Linha Cristalina. Orixá maior da Umbanda, sua cor é o branco representando a paz, o amor, à bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares. Seu reino é o mundo.

            Chefe supremo de Umbanda, sincretizado a Jesus Cristo, para Ele convergem todas as outras linhas, todos os espíritos que trabalham na Umbanda têm por Oxalá enorme devoção e aos ENSINAMENTOS DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO seguem fervorosamente, transmitindo-os sempre a outros que a Oxalá e a seus ensinamentos não conhecem.

            Todos os Orixás da Umbanda traz na essência de suas energias natural uma chama proveniente de Oxalá e pregam Sua doutrina e ensinamentos. Todos os espíritos seguidores de Oxalá, trabalhadores ou não da Umbanda, lutam contra as forças do mal, anulando trabalhos de magia negra, Quimbanda, ou ainda, outras formas de magia negativa ou de maldade. Esses seguidores aproximam-se dos lugares onde o mal é praticado na tentativa de interceder positivamente e prosseguem na incansável luta contra as forças do mal, pregando sempre a fé, a caridade, o amor ao próximo e a fraternidade.

            O sincretismo Oxalá – Jesus Cristo é perfeito. Pois Oxalá é a força Divina irradiadora que transmite a fé que impulsiona o ser em todos os sentidos da vida, assim como Jesus Cristo, através de seus ensinamentos, o fez.

            À Oxalá devemos obediência e obrigação de aprender com os ensinamentos trazidos através de seus mensageiros e praticarmos esses ensinamentos. Oxalá ama a todos nós, bons ou maus; justos ou injustos, ricos ou pobres, brancos ou negros, homens ou mulheres.

            Aprender os ensinamentos de Jesus é o mais importante. Praticar esses ensinamentos é o único meio de se alcançar a felicidade. Não se pode ser verdadeiramente feliz ou completo sem a prática dos ensinamentos contidos no evangelho.

            Nas obrigações à Oxalá podemos usar flores brancas, como exemplo: os cravos, copos de leite, crisântemos, etc. Também podemos usar velas brancas, mel e água pura. Como citamos, não existe na Umbanda obrigações com “comidas ou sacrifício de animais”. A lei de Oxalá é o amor puro, e quem ama não mata e não maltratam criaturas as quais são irmãos embrionários. Nunca mate um animal para fazer qualquer obrigação, não maltrate as plantas e não agrida a natureza.

            Enfim, Oxalá é a energia universalista que emana a fé em todos os seres, por esta razão a maior oferenda que se pode fazer à Ele é nosso comprometimento e conduta moral.

            O chacra regido por Oxalá é o coronário, localizado no alto da cabeça, no sentido vertical.

 
   Cor -  Branca
           Domínios -  O mundo
          Atuação - Sobre tudo e todos
          Saudação - Zambi é meu Pai ou Epá Babá Oxalá
          Elemento - Cristalino por excelência irradiando todos os elementos 
 

                              A Tela Cristalina reflete:
                                               Pensamento
                                              
                                               Meditação
                                               Oração
                                               Devoção
                                               Humildade
                                               Caridade
                                               Amor fraterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário