1 de mar de 2013

Conhecimento é a luz da evolução!




A VERDADEIRA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TRABALHO PELOS GUIAS DE UMBANDA
 
Há algum tempo, nós do TUCAL, estamos estudando e buscando a compreensão sobre as ferramentas de trabalho que as entidades de Umbanda utilizam.
         Este é um tema que provoca muitos conflitos, preconceitos, associações com grau de evolução, polemicas e desencontros de opiniões até mesmo entre os umbandistas.
         Através de muitos questionamentos, estudos e debates entre os filhos do Tucal e com amigos, finalmente conseguimos o ponto necessário para o despertar do mental, dando condições ao Caboclo Cobra Coral para finalmente explicar e esclarecer como se dá este processo.
         Para maior compreensão do que será exposto abaixo, recomendo a leitura das seguintes matérias de nosso site:
         1 - Em AULAS- CABOCLO COBRA CORAL - As Sete Linhas da        Umbanda e o Corpo Humano de 24.04.12
         2 - Em AULAS DIVERSAS -
         FUMOS, BEBIDAS, ERVAS E AFINS - 29.01.13
            FALANDO UM POUQUINHO SOBRE ERÊS - 16.1012
            ANIMISMO: O BICHO PAPÃO DOS MÉDIUNS - 08.11.12
         Após tanto tempo de estudos, debates e de um dia inteirinho dedicado à este assunto, deixando completamente de lado egos, orgulhos e vaidades, finalmente consegui sossegar e acalmar a agitação mental,  porém recheado de informações e caminhos, abrindo condições para finalmente receber um princípio da explicação para a utilização dos objetos utilizados pelos guias nos trabalhos o que abriu espaço para que durante a noite, em desdobramento consciente, pudesse receber os ensinamentos que o Caboclo Cobra Coral trouxe a respeito.
         Sem demagogia, eu já vou me desculpando pela incapacidade de expressar todo o relato que me foi passado com a riqueza de detalhes que mereceria. Além das minhas limitações em me expressar, não encontro palavras que alcance as maravilhas que vi porém, prometo fazer o possível para deixar claro o que aprendi.
         Tudo começou com o Cobra Coral dizendo assim:
         - Vocês já aprenderam que as energias cristalina, aquática, mineral, vegetal, eólica, ígnea e telúrica são energias Divinas, ou também conhecidas como energias puras, que são utilizadas pelos engenheiros planetários para a criação.
         - Vocês também já aprenderam em aula passada que o corpo físico é constituído exatamente das mesmas energias que gerou e sustenta o planeta onde vivem, fazendo-os assim literalmente filhos da Terra.
         - Aprenderam que são as energias iguais que se atraem e afinizam.
         - Sendo assim, quando tratamos de assuntos ligados à energia, não estamos falando simplesmente sobre condutores energéticos e sim sobre condutores de energia pura (energia divina), pois apenas estas terão eficácia no corpo físico e astral, quando manipuladas à favor de vocês. Portanto, um material utilizado nos trabalhos espirituais não basta ser condutor de energia necessita ser materiais condutores de energias puras.
         *Agora, vou fazer uma analogia para facilitar a compreensão do que foi dito acima.
         Podemos beber água, comer terra, chupar prego e ficaríamos bem porque todos estes elementos já existem em nosso organismo e por esta razão são reconhecidos pelo mesmo porém, se engolirmos um pedaços de plástico, sem sombra de dúvidas entraremos numa enrascada porque  nosso organismo registrará como um corpo estranho iniciando a rejeição.
         ...Continuando:
         - Vocês também não podem esquecer que assim como o corpo humano toda criação natural possui em si todas as energias divinas, podendo haver uma ou outra como princípio ativo principal.
         Exemplo: Num pedaço de madeira onde a energia pura ativa principal é o elemento vegetal, também encontraremos em sua constituição a energia cristalina que foi a emanação superior que a idealizou para se integrar ao equilíbrio ambiental do planeta, encontraremos a energia mineral da terra onde ela se desenvolveu e se alimentou através de suas raízes, encontraremos a energia aquática que a hidratou e contribuiu para seu desenvolvimento, encontraremos a energia ígnea recebida através dos raios solares, encontraremos a energia eólica que tanto contribuiu para sua semeadura quanto para seus sistema respiratório natural e encontraremos a energia telúrica que impulsionou seus instintos primários de sobrevivência.
         Sendo assim, vocês compreenderão que em qualquer elemento natural, mesmo que haja uma energia pura principal, todas as outras também estarão presentes neste elemento.
         - Diante disto, quando um guia faz uso de um objeto confeccionado a partir de um elemento natural, ele possui por através deste, além da energia pura principal, o acesso à todas as outras energias divinas. O que difere a predileção de um elemento ou outro por parte do guia é seu conhecimento e ligação com a energia principal, ponto de partida que ele atuará com facilidade para atuar em todos os outros campos energéticos.
         - Através do ensinamento acima, ficará fácil compreender qual a razão da importância de uma alimentação variada e colorida, tão recomendada pelos vossos doutores. Sendo que os vegetais, assim como os frutos, legumes e medicamentos naturais, possui em si uma energia pura principal, ou seja, em maior concentração, que ao ser ingerida proporcionará benefícios ao organismos necessitados de equilíbrio.
         Exemplo: Tubérculos como mandioca, batas, cara e inhame possuem maior concentração principal da energia mineral.
                   Alfaces de várias espécies, hortelãs e pepinos, alimentos refrescantes, possuem maior concentração principal da energia eólica e aquática.
                   Melancias, melões e laranjas, possuem maior concentração principal da energia aquática.
                   Pimentas e gengibre possuem maior concentração principal da energia ígnea, alimentos quentes e energéticos.
                   E por ai à fora vai.... Nestes casos acima citados não estamos nos detendo nos alimentos que são consagrados aos Orixás e sim apenas nas energias deles por eles mesmos. Apesar de que, não fogem a regra.
         Agora, todo alimento modificado geneticamente, impregnados com agrotóxicos, industrializados e carnes (que possuem em si alta concentração de impurezas acumuladas), podemos compreender como energias impuras, elementos estranhos ao vosso organismo e como energias artificiais trará prejuízo à saúde e ao equilíbrio de vossos corpos.
         - Para que uma entidade possa atuar com eficácia no trato da saúde e do equilíbrio de um consulente, se faz necessário que ele possua objetos ou materiais naturais trazendo em si energias puras (que em todos os casos só vos fazem bem) ao seu dispor e a partir deste vínculo ele poderá potencializar cada ponto que se encontre em desequilíbrio e ao mesmo tempo alinhar e ativar todos os chacras, cada um com sua respectiva energia natural, promovendo assim a facilitação do restabelecimento dos corpos físico, astral e mental do consulente.
         Exemplo: O corpo humano possui em sua constituição todas as energias puras, que o mantém sadio, equilibrado e sustentado. Porém, assim como as plantas e os frutos, cada órgão possui uma concentração principal de uma ou duas energias naturais, sendo que todas as outras estarão presentes porém, em menor concentração.
         Corrente sanguínea - energia principal ígnea (calor) e eólica (movimento)
         Pulmões - energia principal eólica (oxigênio)
         Intestinos - energia principal mineral (absorção dos nutrientes) e aquática (fluxo natural)
         Rins - energia mineral (função de filtro) e energia aquática (absorção de líquidos)
         Cérebro - energia cristalina (onde tudo é gerado, comandado, iniciado)
         Estomago - energia ígnea (através dos ácidos)
         E por ai a fora....
         Agora darei um exemplo simplório a título de compreensão da atuação de guia utilizando um objeto de origem natural durante um trabalho ao atender um consulente.
         O guia tem para atender uma pessoa precisando de ajuda em relação à inchaço no corpo.
         Utilizando de seu objeto natural (o qual foi escolhido por ele de acordo com sua vibração e conhecimento), para resolver tal problema, precisará ativar o elemento terra, pois trata-se de um elemento que possui a condição de absorver a água e precisará ativar o elemento fogo, que fará com que a água se evapore.
         Como ele fará isso?
         - Ativando as energias correspondentes de cada órgão.
         Onde ele encontrará maior concentração de "terra", pedras, poeira em vosso corpo?
         - Nos rins.
         Então, através do objeto natural que ele utiliza durante os trabalhos espirituais que emana energia pura, a entidade irá direcionar uma onda vibratória que potencializará o funcionamento deste órgão através da energia mineral e telúrica que passará a trabalhar na absorção dos líquidos em excesso no organismo, fazendo um efeito diurético que auxiliará a pessoa a desinchar.
         E como ele manipulará a energia ígnea no organismo para fazer o líquido evaporar?
         - Através da corrente sangüínea, alterando sutilmente a temperatura corporal facilitando o suor e fazendo assim com que o excesso de líquido se evapore.
         Atuando desta forma, com o auxílio das energias puras (elementais), reconhecidas e necessárias para o equilíbrio e  saúde do vosso organismo, contidas nos objetos de trabalho, é que os guias conseguem grandes efeitos regeneradores em seus tratamentos.
         Diante de toda explicação dada, podemos observar que objetos "contaminados", modificados geneticamente, industrializados e afins, mesmo que sejam condutores energéticos, na realidade prejudicariam a saúde e o equilíbrio daqueles que recebessem tais energias e prejudicaria até os médiuns que no momento do  transe mediúnico estão abertos a toda manipulação energética efetuada pela entidade que trabalha ao seu lado.
         Na verdade vocês também já tiveram o ensinamento de que tudo é energia e também sabem que a grande maioria das coisas que os circundam contém elementos naturais como matéria prima porém, foram manipuladas e modificadas as transformando em energias estranhas ao ser natural que são.
         De todos os apetrechos que vocês conhecem e se utilizam, apenas as bexigas surtem efeito durante um trabalho espiritual porém, não como objeto auxiliar no momento de um passe. Ela trará resultado positivo ao ser estourada onde provoca o deslocamento brusco do ar, derrubando as larvas astrais e ao mesmo tempo repelindo-as através da eletricidade estática gerada por elas.
         Enfim, somos filhos da natureza e só conseguimos qualidade de vida quando recebemos energias naturais e quando estamos em comunhão com a natureza, todo ato que fuja à este conceito será prejudicial de alguma forma à vós ou ao nosso planeta.
         * Como já ouvimos em outras oportunidades, acho importante relembrar: É chegada a hora do despertar, abandonar este mundo confortável de ilusões e crendices que nos deixa na condição de vítimas quando na verdade somos os únicos causadores de todas as dores que vivemos.
         É chegada a hora de se admitir que somos falhos e que cometeremos erros constantemente trabalhando mediunicamente e que devemos abandonar os egos e vaidades para ter força e encarar a correção quando baseada e fundamentada com lógica e bom senso.
         É chegada a hora de dar a Umbanda sua real posição, que é a ajuda para a evolução dos filhos da Terra, tirando dela o peso da ignorância que a faz erroneamente uma religião de troca, onde pessoas se sentem à vontade para pedir ajuda como se a Umbanda fosse uma banca de negociações, deixando de lado o objetivo principal que é a melhora pessoal.
         É chegada a hora de compreendermos que o conhecimento só chega quando estamos preparados para recebê-lo e que ao recebê-lo nos tornamos responsáveis por ele, ou seja, a partir do momento em que sabemos como fazer o correto, insistir no erro, acarretará consequências.
Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá
01.03.13
 * palavras de Mãe Solange de Iemanjá

2 comentários:

  1. Mãe Peq. Aline Bizotto1 de mar de 2013 13:44:00

    Oi Pessoal!
    Toda mensagem e ensinamento, devem ser pautados pelo bom senso e pela razobilidade, e isso pode variar de pessoa pra pessoa, de acordo com grau de aprendizado e conhecimento de cada um.
    Comento isso, porque desde o texto sobre sobre as 7 linhas da Umbanda e o corpo humano, que fiquei mesmo fascinada e maravilhada por esse assunto, em decorrência da lógica do mesmo.
    O texto ora postado, bem como os indicados para leitura, na minha opinão, são pautados por lógica e bom senso, que realmente me tocaram, me trazendo aquela sensação de " é isso mesmo, que lindooooo, como não pensei nisso antes?"...rsrsrs
    E por outro lado, nós lemos, pensamos sobre o assunto e comentamos, como tudo é perfeito, que sincronia linda que move o do universo!
    Enfim, muita Gratidão ao Caboclo Coral Coral e toda sua falange e equipe, bem como a Mãe Solange, pelo foco de trazer às palavras o texto acima e compartilhar conosco.
    Muita Luz Pessoa!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente lendo tudo isso da pra ver que tudo é ligado, todos ensinamentos dados vão se ligando um ao outro.
    Não vou negar que para conseguir entender todas essas informações tenho que ler os textos umas 10 vezes para que eu consiga assimilar tudo. Mas é assim que a gente chega a algum lugar rs.

    Obrigada ao meu pai Cobra Coral por mais uma vez trazer ensinamentos.
    E a mãe Solange pelo seu trabalho incansável para trazer os conhecimentos até nós.

    Beijos Nayara

    ResponderExcluir