13 de jan de 2013

Oxossí





As portas dos terreiros se abrem...
Após o período de festas e férias, normalmente os terreiros retornam aos seus trabalhos reabrindo suas portas com a homenagem à Oxossí. A data comemorada é dia 20 de janeiro.
Conhecido como o Orixá da matas é sincretizado em São Paulo e outras regiões pelo santo católico São Sebastião. Acredito que a necessidade de ressaltar que Oxossí não é São Sebastião se faz necessária. Tendo a origem do sincretismo ocorrido nos tempos idos das senzalas, onde os negros escravos foram obrigados a se catequizar (se converter à religião Católica), para que pudessem dar continuidade ao culto de seus Orixás questionaram os padres sobre as vidas de seus santos católicos buscando pontos e comum com os Orixás. Ao encontrar estes pontos em comum entre os Orixás e os Santos Católico faziam o sincretismo. Aos poucos foram esculpindo em madeira os santos católicos deixando o interior das estatuetas ocos onde colocavam o Axé do Orixá correspondente aquele santo e assim, um por um, formavam altares aparentemente católicos no interior das senzalas e desta forma oculta davam continuidade ao culto dos Orixás. É por esta razão que até nos dias de hoje a expressão "Santinho do Pau Oco", tem a conotação de falsidade, de enganação.
Oxossí tem a cor verde em sua representação devido esta cor estar ligada à cura e a natureza. Nos terreiros é comum ocorrer curas através da aplicação da cromoterapia (através do uso das velas), através das receitas de chás e tratamentos utilizando as ervas e as frutas e através de cirurgias astral realizadas pelos trabalhadores desta linha.
Durante muito tempo acreditou-se que Oxossí era um índio, forte, bravo guerreiro, que habitava às matas e que em seu habitat tinha em seu poder o controle da fauna e flora. Ficava uma idéia de que Oxossí ficava restrito à essa área de atuação.
Graças a Bondade Divina, tudo evolui portanto, hoje alcançamos a compreensão de que Oxossí é uma energia sustentadora da vida no nosso Planeta, através desta energia que é manipulada e direcionada pelos Regentes Planetários, alcançamos sim, o equilíbrio da fauna e flora, fonte inesgotável de alimentos, remédios, diversidade de plantas e animais para que haja equilíbrio ambiental. Desta forma, de anti mão, podemos perceber que Oxossí não está restrito à matas, que sua área de atuação não é apenas as florestas. Está energia abrange toda forma de vida esteja ela onde estiver. Oxossí é a energia que emana a fase do crescimento, o vigor físico, a saúde e a disposição. A representação de armas de Oxossí é o arco e a flecha, justamente por ser instrumentos confeccionados com elementos naturais e também devido a velocidade da flecha, que representa muito bem a agilidade emanada desta energia.
Da mesma forma é sustentador da razão e do conhecimento. Energia que nos impulsiona à busca pelo desconhecido, com interesse e empolgação pelo novo, pela compreensão da vida e assim alcançarmos cada dia mais uma forma evoluída de viver. Oxossí é a energia responsável pela agilidade de raciocínio.
Sob o comando dos Regentes Planetários que direcionam a energia Oxossí encontramos grandes falanges de entidades trabalhadoras, tanto no plano astral como físico, conhecidos por caboclos. Muitos deles ocupam o posto de "Chefes dos Terreiros". Entidades responsáveis pelos trabalhos realizados, pela doutrinação dos filhos de fé e pela manutenção energética das casas. Oxossí também é conhecido como o mestre das almas perdidas e perturbadas, que através de sua emanação alcançam o discernimento para o despertar evolutivo.
É comum vermos nas festas de Oxossí grandes quantidades de frutas e legumes que são distribuídos entre os filhos de fé e freqüentadores. Estes alimentos são energizados pelos guias trabalhadores no intuito de auxiliar energeticamente o corpo astral e físico de cada um, trazendo muitas vezes o restabelecimento de um problema de saúde, trazendo maior vigor físico, etc.
Em termos da vida humana, onde nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos; Oxossí é a energia que representa o ser adulto porém, jovem e atuante, produzindo, ágil, aquele que está repleto de objetivos e ideais para alcançar.
Seu pólo energético natural são as matas. Ambiente onde nos aproximamos com maior facilidade da emanação desta energia. Local que buscamos para trabalho quando necessitamos firmar alguma situação. Usando de analogia, podemos dizer que quando um filho está precisando que seus projetos de vida fortifiquem, criem raízes e dêem frutos é necessário que sejam plantados nas matas.
Enfim, que Pai Oxossí, possa entrar na vida de cada um de vocês, trazendo muita saúde, muito vigor, muita esperança e vontade de viver, de aprender e que a vida de todos seja farta, assim como a natureza!

Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário