27 de mar de 2012

ORIGEM DA PALAVRA “UMBANDA”


             Existe uma grande confusão sobre a origem e o significado da palavra “Umbanda”. Há muitas interpretações sobre essa palavra, uns dizem que é Luz Irradiante, outros dizem que é Banda de Deus, há os que dizem que é Corrente Espiritualista Luz de Deus, Legionários de Deus e vai por aí afora.

Vamos conhecer algumas interpretações:

1) Palavra de origem africana, designando o grão-sacerdote do culto Banto ou invocador de espíritos.

Na África em terras Bantas, muito antes da chegada do branco, já existia o Culto aos Ancestrais, que no Brasil foi chamado de “guias”.

Também era conhecida a palavra “mbanda” (umbanda) que significa “a arte de curar” ou “o culto pelo qual o sacerdote curava”. Os sacerdotes da “mbanda” eram conhecidos como “kimbandeiros” – Kimbanda.

- KI significa “O Comunicador, o Intermediário”

- MBANDA significa “O Além - onde moram os espíritos”

- KI-MBANDA significa “Comunicador com o Além”

Encontramos antiga referência literária do termo Umbanda em “Contos Populares de Angola” de Heli Chaterlain de1889. Lá a palavra Umbanda aparece como: curador, magia que cura, sinônimo de Kimbanda.

2) Palavra considerada a “Palavra Perdida” de Agartha, um vocábulo sagrado da língua Abanheenga, que era falada pelos integrantes do tronco Tupy (quando falamos “Tupy” não nos referimos a esses índios que os portugueses conheceram e sim às Tubabaguaçus, a primeira encarnação dos Espíritos de altíssima elevação espiritual, que auxiliaram outros Espíritos recém-chegados a este planeta (entenda esfera espiritual) que reencarnaram dando origem aos Tupynambás).

Diferente da primeira interpretação, diz-se que este termo não foi trazido da África pelos escravos, pois somente se encontram registros de sua utilização depois de 1934 entre os cultos de origem afro-ameríndia. Antes disto, somente alguns radicais eram reconhecidos na Ásia e África, porém sem uma conotação sincrética religiosa.

O termo Umbanda, então é respectivamente: AUM - BAN - DAN. Sua tradução pode ser comprovada através do alfabeto Adâmico ou Vattânico revelado ao Ocidente pelo Marquês Alexandre Saint-Yves d’Alveydre, na sua obra “O Arqueômetro”.

- AUM significa “A Divindade Suprema”

- BAN significa “Conjunto ou Sistema”

- DAN significa “Regra ou Lei”

AUMBANDAN significa “O CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS”

3) Palavra de raiz sânscrita, a mais antiga língua da Terra-raiz mestra dos demais idiomas existentes no mundo, sendo a junção dos termos Aum + Bandha.

- AUM - significa a sílaba sagrada, a unidade de três letras, a Trindade na Unidade (A representa Vishnu; U representa Shiva e M representa Brahmâ).

- BANDHA - significa laço, ligadura, o elo entre os planos, divino e terreno.

A palavra mântrica Aumbandha foi sendo passada de boca a ouvido e chega até nós como Umbanda.

4) Uma palavra que significa a união entre o Divino e o Terreno, a ponte entre a Divindade e a Humanidade.

- UM significa “Deus - o Supremo Espírito”

- BANDA significa “Povo da Terra - Grupo ou Facção”

Que se pode traduzir por “DEUS AO NOSSO LADO” ou “AO LADO DE DEUS”.

Como podemos ver, a palavra Umbanda é mais um grande mistério, não podemos ter total certeza de sua origem, é provável que o intercâmbio entre os povos antigos da Índia e do Egito tenham chegado às tribos africanas bantu, criando a palavra “mbanda”, gerando a palavra Umbanda.

O importante é saber que a Umbanda é uma Religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade.

Ela traz lições de amor e fraternidade, sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.

É uma religião que prega a Paz, a União e a Caridade.

A Essência e os Conceitos básicos da Lei de Umbanda fundamentam-se em:

- Existência de um Deus único.

- Crença de entidades espirituais em evolução.

- Crença em Orixás chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual.

- Crença em Guias mensageiros.

- Na existência da alma.

- Na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium.

E a essência do significado da palavra Umbanda, no entanto, continua a mesma: a penetração da Luz de Deus no coração do ser humano.

Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

Um comentário:

  1. Todos os textos aqui postados, sempre mereceram ser compartilhados, mas esse que esclarece a origem da palavra "Umbanda", merece em especial.

    Isso porque também esclarece sobre a nossa a nossa essência.

    Como o site e a página da rede social são acompanhados por irmãos de todas as religiões, credos e entendimentos, será mais uma oportunidade para o entendimento e desmistificação da nossa religião.

    Grande abraço com muita Luz

    ResponderExcluir