16 de jan de 2012

OS TERREIROS RETOMAM SEUS TRABALHOS EM FESTA!

SARAVÁ PAI OXOSSÍ

            Depois de merecido descanso, grande maioria dos terreiros reabrem suas portas com a homenagem à Oxossí.

            Oxossí é o Orixá ligado diretamente à natureza e é sincretizado pelo Santo católico São Sebastião em algumas regiões do país, incluindo São Paulo. Sua cor correspondente é o verde, vibração utilizada em processos de cura. A data de homenagem à Oxossí é 20 de Janeiro. As entidades diretamente ligadas à Oxossí que trabalham nos terreiros ligados aos médiuns são os Caboclos. Não podemos deixar de salientar que caboclos também podem ser compreendidos simplesmente como trabalhadores e sendo assim encontramos caboclos em todas as energias regentes, ou seja, caboclos de Ogum, Xangô, Iemanjá, Oxum, etc. Seu campo vibracional natural são as matas e é nelas que buscamos energias e as firmamos também.

            O sincretismo do Orixá Oxossí com São Sebastião está muito mais ligado ao estereótipo cultuado no Candomblé do que na Umbanda.

Os Orixás na Umbanda são compreendidos como energias regentes e sustentadoras do planeta Terra.

Oxossí não é o homem maduro, ágil, de físico torneado, caçador e vigoroso. Para nós, os umbandistas, Oxossí é a energia que sustenta, no sentido literal da palavra, a vida. A energia emanada de Oxossí juntamente com os outros Orixás é a que mantém a vida no nosso planeta. Esta energia está ligada diretamente com a fauna e flora do planeta, de onde retiramos todo nosso alimento e recursos necessários para sobrevivermos.

O que mais me encanta em Oxossí é que ele não é apenas o sustentador do nosso físico e sim de todo nosso eu. Ele é naturalmente o doutrinador, ou seja, aquele que ensina. É através da energia de Oxossí que conseguimos nos unir ao astral superior e captar os ensinamentos que nos é trazido para nossa evolução. É também através dele que o bioplasma atua em nosso corpo astral curando diversos males antes que somatizem em nosso corpo físico.

Energeticamente falando, Oxossí nos influência trazendo disposição física e vigor, a curiosidade e a busca do saber e emocionalmente uma boa dose de equilíbrio, mas com um tom de sensibilidade aguçada.

O texto acima se trata de um despretensioso resumo sobre o Orixá Oxossí para que todos possam ter o mínimo de compreensão de sua atuação.

Abraços e Luz,

Mãe Solange de Iemanjá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário