26 de fev de 2011

A MÚSICA E A MEDIUNIDADE


Leon Denis in O Espiritismo Na Arte, cap. VI.
  A música é a voz dos céus profundos. Tudo no espaço traduz-se em vibrações harmônicas, e certas categorias de espíritos não se comunicam entre si senão através de ondas sonoras.

A sinfonia e a melodia não são na Terra senão ecos enfraquecidos e deformados dos concertos celestes. Nossos mais perfeitos instrumentos possuem sempre alguma coisa de mecânico e de duro, enquanto que os processos de emissão do espaço produzem sons de infinita delicadeza.

É por isso que em todos os graus da escala dos mundos e da hierarquia dos espíritos a música ocupa lugar considerável nas manifestações do culto que as almas prestam a Deus. Nas esferas superiores, ela se torna uma das formas habituais da vida do ser, que se sente mergulhado nas ondas de harmonia de intensidade e suavidade inexprimíveis.

Quando das grandes festas no espaço, dizem-nos nossos guias espirituais, quando as almas se unem aos milhões para prestarem homenagem ao Criador, na irradiação de sua fé e de seu amor, delas escapam eflúvios, radiações luminosas que se colorem de várias tonalidades e se transformam em vibrações melodiosas. As cores transformam-se em sons, e dessa comunhão dos fluidos, dos pensamentos e dos sentimentos desprende-se uma sinfonia sublime, à qual respondem os longínquos acordes vindos das esferas, dos inúmeros astros que povoam a imensidão.

Então, do alto descem outros acordes, ainda mais possantes, e um hino universal faz estremecerem céus e terras. À percepção desses acordes o espírito se dilata e se regozija; ele se sente viver na comunhão divina e entra num encantamento que chega ao êxtase.

Na Terra a sinfonia é a forma mais alada da música. Quando ela se une às palavras, assemelha-se à Vitória áptera, que rastejava sem poder levantar vôo e planar no alto. A música, ligada a palavras, perde um pouco de sua atração e de sua amplitude. No entanto a melodia nos acalenta, nos deleita, nos encanta; ela grava em nossa mente motivos que gostamos de repetir e que nos consolam das tristezas de cada dia. Porém essa música parece bastante pobre se comparada às harmonias do espaço; para compreendê-las e experimentá-las, é necessário que se possuam sentidos psíquicos bastante desenvolvidos.

Vimos mais de uma vez, nas sessões, lágrimas rolarem sobre a face de alguns médiuns, que percebiam os ecos da sinfonia eterna.

O médium G. Aubert, apesar de ignorante em música, em completo estado de automatismo toca no piano sonatas, árias inéditas e variadas, nas quais reconhecem se Beethoven, Bach, Chopin, Berilos, etc. Av maioria dos compositores afirma que ouve nas horas de recolhimento vozes, sons, que não provêm da Terra.

Durante as célebres sessões dirigidas por Jessé Schefard, médium escocês, em todas as grandes capitais e diante de várias cortes soberanas, da mesma forma que nas do Doutor San Ângelo, em Roma, ouviam-se coros celestes e acordes de numerosos instrumentos invisíveis. Solos permitiam que se reconhecesse a voz de cantores, ou cantoras, já falecidos.

A Senhora de Koning-Nierstrass descreve uma de suas sessões nos seguintes termos:

J. Schefard ficou hospedado em minha casa, em Haye, durante cerca de seis semanas. Uma noite eu e alguns amigos estávamos reunidos. Tendo o médium se levantado em meio-transe, pôs-se ao piano. Rappings (batidas) ressoaram por todos os lados, luzes adejavam no cômodo como borboletas ... De repente vozes de homens e de mulheres encheram o ar. Era um coro que cantava uma espécie de cântico; a Hosana e Glória a Deus foram ouvidos por todos nós. Ora era um coro, ora vozes de mulheres, o soprano dominando todo o canto. Sentada próxima ao médium, constatei que ele não havia aberto a boca. Dois dias após, uma de minhas vizinhas me diz:

- Ah! Desfrutei do lindo concerto que houve uma noite em sua casa; que músicos, e que belo coral fizeram-se ouvir!

Perguntei-lhe:

- A senhora ouviu uma voz de cada vez ou um coro?

- Um coro - respondeu a senhora -; eu distinguia bastante distintamente o soprano. Quem é que cantava tão maravilhosamente?

Esse testemunho espontâneo destruía qualquer hipótese de alucinação.

A respeito da música dos espíritos, lê-se na Introdução de Enseignements Spiritualistes (Ensinamentos Espiritualistas), de Stainton Moses, professor na Faculdade de Oxford, a descrição de fenômenos obtidos numa sala desprovida de piano, violino ou qualquer outro instrumento.

Um som se produzia, excessivamente difícil de ser descrito. Assemelhava-se ao suave som de um clarinete, aumentando de intensidade e novamente diminuindo, descendo à primeira emissão abafada, às vezes também se apagando em um longo lamento melancólico. Não tendo jamais ouvido nada que se aproximasse desse som realmente extraordinário, não posso dele dar senão uma descrição bastante insuficiente: é importante observar que obtemos apenas notas isoladas, e na melhor das hipóteses, cadências isoladas. Os agentes invisíveis atribuíam esse fato à organização antimusical do médium.

Por outro lado, lê-se em Light, de 30 de abril, os seguintes relatos, que mostram outra modalidade dessas manifestações, obtidas à cabeceira de moribundos e percebidas por outros assistentes.

Muitos livros foram escritos a respeito dos moribundos e dos acontecimentos extra normais observados no momento da morte. Dentre os mais interessantes casos, pode-se citar o do pequeno cativo do Templo: Luís XVII. Beauchesne conta que poucos instantes antes da morte do jovem príncipe perguntaram-lhe se sofria muito.

Ele respondeu:

- Sim, sofro, mas não muito; a música é tão linda. Fizeram-lhe perguntas a respeito dessa música que ninguém ouvia, porém ele insistia em dizer:

- É linda, eu a ouço! - e admirou-se por ninguém mais a ouvir.

Há também o caso de Jacob Boehme, cuja partida da Terra foi acompanhada da mais suave harmonia que ele apenas ouviu e proclamou sublime. Para Goethe,ao contrário, os sons que percebia em seu leito de morte, quando ele exclamava: "Luz, mais luz ainda!", foram ouvidos por aqueles que se encontravam perto dele.

Chegam-nos de toda parte da Inglaterra relatos dessas harmonias do Alto, ouvidas por moribundos e freqüentemente por aqueles que os assistem.

A Sra. Leaning nos escreve: "Quando Lily Sewell morreu, sons harmoniosos foram ouvidos, parecendo provirem de um canto do quarto, e isto durante os dois dias que precederam sua morte. A criança não ouviu nada, mas seus pais, sua irmã e a empregada os perceberam, e no terceiro dia, quando a criança morreu, o som tornou-se mais suave, tornou-se semelhante ao de uma harpa eólica, saiu do quarto, passou pela casa e afastou-se gradualmente."

Um professor de Eton, na Inglaterra, em 1881, em um momento em que se encontrava perto da mãe, ouviu, alguns minutos após a morte desta, uma suave música de três vozes infantis cantando um hino de forma tão penetrante que nenhum ser humano teria podido fazê-lo. Duas pessoas presentes, e o médico que lá se encontrava ouviram-na igualmente e abriram uma janela para ver se descobriam de onde provinham àqueles sons maravilhosos.

O Dr. Kenealy conta assim à morte de seu jovem irmão: "Seu quarto dava para uma grande e bonita vista, cercada por verdes colinas. Perto de seu leito várias pessoas da família encontravam-se sentadas, assim como também o médico; era cerca de meio-dia, o sol brilhante iluminando o cômodo, o ar puro e transparente; repentinamente ouvimos uma melodia divina elevar-se bem perto de nós; era uma voz melancólica e celeste de mulher, cujos tons não podem ser descritos. Isto durou vários minutos; em seguida, fundiu-se, como as sinuosidades das ondas sobre a areia, ora ainda ressoando, ora mal murmurando; em seguida veio o silêncio. Quando o canto começou, a criança entrou em agonia e no último murmúrio sua alma partiu!"

Enfim anotamos o caso descrito por H. Rooske, de Guilford: "Há alguns anos minha irmã e eu tivemos uma experiência que nos serviu de grande conforto na vida. Nossa mãe encontrava-se perigosamente doente; o médico e a governanta sabiam que seus sofrimentos chegavam ao fim. Uma noite em que minha irmã velava por ela com a governanta, ouviu de repente o mais lindo, o mais majestoso dos coros, cantado por vozes tão celestes como ela jamais ouvira. Virando-se em direção à governanta, perguntou-lhe: A senhora está ouvindo?' Não estou ouvindo nada', foi à resposta. Eu havia me deitado em um cômodo contíguo, esgotado pelas longas vigílias e por cruéis inquietações; os sons celestes despertaram de um sono profundo, saltei da cama e corri ao quarto de minha mãe perguntando: De onde vem essa música maravilhosa?' Repentinamente os sons cessaram, e aproximando-nos do leito percebemos que a doce alma havia partido com a divina harmonia."

 Vê-se, através destes fatos narrados, e como as lições do Esteta afirmam, que o poder das vibrações sonoras revela-se sob mil formas. À medida que o homem vai penetrando no conhecimento do universo e de sua estrutura íntima, a lei que o rege, que é a da harmonia musical, aparece-lhe em seu princípio assim como em seus maravilhosos efeitos. É através dela que é edificada e perpetuada toda a arquitetura dos mundos, todas as formas da vida universal. Podemos perceber isto através de uma simples experiência. Não é curioso, por exemplo, seguir sobre uma placa de vidro ou de metal salpicada de areia, e posta em contato com um instrumento de corda, as formas geométricas, os delicados e complicados desenhos que resultam de cada nota e de cada acorde?

No estudo da arte não nos devemos deixar desgostar por causa de uma aridez aparente e superficial. O exame atento, a firme análise de todo tema estético, revela-nos atrativos insuspeitáveis e contribui para nossa iniciação à lei geral do belo. Pode-se comparar esse exercício mental à escalada de uma montanha de aspecto rude e íngreme, mas onde cada sinuosidade de terreno contém maravilhas ocultas e de cujo altaneiro cume descobrimos o conjunto harmônico das coisas que se descortinam ao nosso olhar.

Todo homem pode e deve interessar-se por essa questão, pois ela reserva alegrias intelectuais bastante superiores a tudo o que os falsos prazeres lhe dão.

O mais humilde operário possui em seu pensamento uma possível via em direção à compreensão do belo, e lá encontrará recursos sempre novos para o aperfeiçoamento de sua própria obra. A arte da profissão é uma preparação para uma arte superior. Cada um trabalha um tipo particular de beleza, porém dentro de sua finalidade de ascensão todas as almas desabrocham numa radiosa concepção da universal e eterna beleza.

A dissociação da matéria, o jogo das forças intra-atômicas, fazem nascer uma nova ciência, que se desenvolvendo abre para o espírito humano mais amplas perspectivas sobre a obra do cosmo.

Reconhecer-se-á em breve o misterioso laço que une o pensamento, à vontade, à vibração, e que faz desta o agente daquelas a fim de se construírem as formas inumeráveis que povoam a imensidão.

Em resumo, o som, o ritmo e a harmonia são forças criadoras. Se pudéssemos calcular o poder das vibrações sonoras, medir sua ação sobre a matéria fluídica, seu modo de agrupar os turbilhões de átomos, penetraríamos em um dos segredos da energia espiritual.

No entanto, ao menos é preciso que observemos, na experiência que acabamos de citar, as figuras geométricas traçadas pela voz humana ou pelo arco de um violino sobre a placa de vidro recoberta por areia fina, para compreendermos, por comparação, como o pensamento divino, que é a vibração mestra e a suprema harmonia, pode agir sobre todos os planos da substância e construir as colossais formas das nebulosas, dos sóis, das esferas, e fixar-lhes a trajetória através dos espaços.

 O espetáculo da vida universal mostra-nos por toda parte o esforço da inteligência para conquistar e realizar o belo. Do fundo do abismo da vida o ser aspira e sobe em direção ao infinito das concepções estéticas, à ciência divina, à perfeição eterna, onde reina a beleza perfeita. O esplendor do universo revela a inteligência divina, assim como a beleza das obras de arte terrestres revela a inteligência humana!

Abraços e Luz,
Mãe Solange de Iemanjá

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