26 de fev de 2011

AS FASES DA LUA


Imaginem o mundo há milhões de anos atrás. E o homem observando o movimento do sol, da lua, das estrelas. O quanto não parecia misterioso e surpreendente que oras a lua fosse grande, redonda, luminosa e oras quase sumisse do céu. Em muitos lugares até hoje, o sumiço da Lua - a Lua Nova - é visto como um mau agouro, um período ruim onde não se deve fazer e sequer pensar certas coisas. Observando as fases da Lua podemos experimentar, a olho nú, um ciclo de relacionamento planetário pois elas correspondem à relação entre o Sol e a Lua. Podemos dizer, que aí se deu o primeiro uso prático da astrologia. O homem percebeu que certas Luas eram boas para plantar ou para colher, que a maré subia ou descia mais evidentemente, que era mais fácil pescar em tal Lua, etc.

A Lua Nova corresponde ao encontro da Lua com o Sol. Nesse período a Lua quase não é visível da Terra. Por estar muito próxima do Sol, seu brilho a ofusca. A fase Nova da Lua marca o início do ciclo de lunação e significa o começo de um movimento seja ele qual for. É o momento onde as sementes começam a germinar e iniciamos nossa caminhada em direção a um objetivo específico. A Lua Nova corresponde à energia do signo de Áries. Quando é preciso usar o impulso para romper a inércia e gerar a ação. A fase da Lua Nova é claramente relacionada na agricultura ao período favorável para o plantio de tubérculos, como a batata, que crescem dentro da terra, e também para a poda das árvores, pois nessa época a madeira seca mais depressa e dá boa lenha. As mulheres, muito identificadas com o símbolo lunar, sentem mais fortemente as influências desse ciclo. No ciclo feminino a Lua Nova corresponde ao início da menstruação, àqueles dias de indisposição e sensibilidade à flor da pele, onde há a necessidade do isolamento e quando facilmente se dá vazão de maneira descontrolada aos impulsos inconscientes. No mundo moderno a observação do ciclo da lua gera novas conclusões, às vezes fúteis, mas sem dúvida igualmente válidas. Toda mulher também sabe que não se deve cortar o cabelo na Lua Nova, nem fazer grandes mudanças no visual.

O Quarto-Crescente é a fase seguinte. A Lua se adianta ao Sol e forma uma quadratura – um ângulo de 90 graus. Da Terra começamos a ver uma porção maior da Lua, ela fica parecendo aqui no hemisfério sul com a letra C. É o momento do ciclo onde enfrentamos as resistências que se interpõe às mudanças que queremos efetuar em nosso movimento. É um momento de crise na ação, pois temos que ter forças para superar os obstáculos. Na agricultura, o Quarto-Crescente é reconhecido como o período favorável ao crescimento das plantas, pois nessa época a forçada Lua atrai a seiva das plantas para cima da terra. É também o momento em que se deve cortar a madeira das árvores destinada às construções. No ciclo feminino o Quarto-Crescente corresponde aos dias após a menstruação. A mulher já se livrou daquele “peso extra” e recupera seu entusiasmo. Os sentimentos se tornam mais claros. E pode pensar até em cortar os cabelos, principalmente se tem cabelos grossos,  pois a fase do Quarto-Crescente é ideal para que eles cresçam mais finos e mais depressa.

A Lua Cheia ocorre quando Sol e Lua se distanciam 180 graus, fazendo uma oposição. Eles estão em signos opostos e a Lua reflete inteiramente a luz solar. Da Terra vemos aquela Lua imensa, exibida, vaidosa de revelar todos os seus mistérios num maravilhoso espetáculo. Você sabia que a Lua Cheia, vista aqui da Terra, tem quase o mesmo diâmetro do Sol? Ou seja, nessa época Lua e Sol aparecem para nós no céu com o mesmo tamanho. A Lua Cheia significa a plenitude, o ápice do ciclo. Tudo que é iniciado na Lua Nova tende a dar resultados da Lua Cheia, sejam eles positivos ou negativos. Ou seja, o movimento ou ação que foi semeado na Lua Nova chega agora a seu clímax e revela o ponto máximo de sua repercussão. No ciclo feminino a Lua Cheia corresponde à ovulação. É o período de fertilidade, de plenitude, onde há a possibilidade de gerar a vida. Na agricultura a Lua Cheia marca o momento da colheita das plantas medicinais e também o época de semear árvores frutíferas. Qualquer pescador sabe que a Lua Cheia atrai os peixes para a superfície, aumentando seu metabolismo e portanto seu apetite. Quem sabe os peixinhos também não querem apreciar o brilho intenso do Luar. O corte de cabelo na Lua Cheia é indicado para os cabelos finos, pois nessa época eles crescem mais lentamente e aumentam de volume.

O Quarto-Minguante é a fase seguinte. Corresponde também a uma quadratura entre Sol e Lua, mas dessa vez é uma aspecto minguante. A Lua torna-se cada dia menos luminosa até sumir novamente quando atingir a fase Nova. Sendo uma quadratura, Quarto-Minguante representa também um momento de crise. Mas dessa vez a crise se estabelece nos objetivos. Ou seja, já atingimos nossa meta na Lua Cheia, portanto devemos compartilhar nossos ganhos com os outros e começamos a ter consciência da necessidade de encontrar novos objetivos para manter o ciclo da vida. Na Lua Nova seguinte recomeçaremos tudo de novo, às vezes batendo na mesma tecla, às vezes, deixando tudo para trás e partindo em busca de novos ideais. No ciclo feminino o Quarto-Minguante corresponde a uma época menos expressiva, em que a consciência vai diminuindo gradativamente até uma fase de maior interiorização. No Quarto-Minguante o magnetismo e a gravidade da Terra fazem desenvolver as raízes, atraindo a vida para o centro da Terra. Na agricultura, o Quarto-Minguante é o período favorável à colheita de cereais, como o feijão. Nessa época a seiva nas plantas é menor e é indicada a poda de árvores e arbustos. Devemos cortar o cabelo no Quarto-Minguante quando quisermos fortalecê-los. É a melhor época para o corte de cabelos fracos e quebradiços, e também para a depilação, para que os pêlos cresçam em menor quantidade. É no Quarto-Minguante que notamos os efeitos mais evidentes da lua sobre nosso metabolismo. Esse período favorece aos regimes de emagrecimentos, facilitando a eliminação de líquidos do nosso organismo. Um dieta conhecida indica a ingestão de somente líquidos nas 24 horas que se seguem à mudança da Lua. Mas... não tentem antes de consultar seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário